Livros polêmicos sobre sexualidade

A sexualidade historicamente é um campo polêmico e um grande tabu em várias sociedades ao redor do mundo. Por isso, tratar dela em letras de músicas, em filmes e mesmo nas obras literárias, sempre foram e ainda são um grande desafio para os criadores destas obras.

É praticamente impossível dissociar um livro que aborda essa temática, sem lembrar-se imediatamente do gigantesco sucesso de vendas dos últimos anos e que explora exatamente isso, 50 tons de cinza e toda série que o segue. Essa obra que foi lida por muitas pessoas ao redor do mundo, era figura certa nas mãos de pessoas dentro do metrô, ônibus, estantes de casa e nas primeiras filas das grandes livrarias do Brasil e do mundo. Talvez por ser um tabu, ele despertou o interesse de tanta gente e foi tão comentado por vários segmentos da sociedade, inclusive pelo site de acompanhantes Gata Urbana de Curitiba (confira).

Livros que tratam sobre sexualidade.

Entretanto, em uma breve pesquisa, logo conseguimos achar que esse livro não é o único que explorou a temática sexual e que tenha gerado uma polêmica em volta de si.

Livros Proibidos

Em muitos locais e em muitas culturas, esses tipos de livros são considerados indolentes e assim, proibidos. Historicamente falou-se e criou-se histórias sobre o tema, e também historicamente, os livros foram considerados polêmicos e muito deles tiveram suas comercializações proibidas em alguns países ou censurados para apenas certos tipos de público.

Dentre eles, uma das literaturas sexuais mais famosas é a história da jovem e sensual Lolita. Livro escrito por Vladimir Nabokov, retrata a história sexual entre uma garota de apenas 12 anos e seu professor de 38, que se apaixonaram mutuamente e começam a ser relacionar depois que o homem vira seu padrasto. Além de explorar um tema já pouco usual, o autor ainda colocou uma relação de pedofilia e depois incestuosa, o que acarretou severas críticas ao mesmo. O livro foi lançado em 1955 e virou filme pelas mãos de um dos maiores cineastas da história, Stanley Kubrick, que teve nessa adaptação um dos seus grandes sucessos.

A sexualidade retratada na literatura.

Livros de sucesso

Assim como nos exemplos já citados nesse artigo, existem várias outras obras escritas e que se debruçam na temática sexual, causando sempre desconforto em muitos segmentos e brigas diversas em diferentes meios da sociedade. Entretanto, um comportamento do mercado é muito comum: as grandes vendas de exemplares.

Todos esses livros se tornaram um enorme sucesso de consumo, tendo atraído muitos leitores, de diferentes características e idades. Conseguimos assim, até mesmo inferir que, esses assuntos considerados tabus por grandes meios sociais, desperta ainda mais uma curiosidade das pessoas em procurar o motivo dessa polêmica e saber mais do que se tratam esses livros, passando a ser uma espécie de “chamariz” e um excelente marketing para as obras.